terça-feira, 30 de agosto de 2011

Android lidera ranking de malwares

Segundo pesquisa realizada recentemente pela empresa de segurança MacAfee o sistema operacional Android, da Google, é o principal alvo de ataques contra os dispositivos móveis (smartphones, tablets, etc). A pesquisa realizada no último trimestre relatou um aumento de 76 % no número de ataques ao sistema Android, passando do terceiro lugar no ranking de plataformas mais atacada para o primeiro, com relação à mesma pesquisa realizada no início do ano.
Ainda segundo a pesquisa, seguem em segundo lugar a plataforma móvel Java Micro Edition – J2ME e em terceiro, o Symbian. No segundo trimestre a MacAfee informou, também, que foram detectados seis milhões de peças de softwares mal intencionados, totalizando cerca de 12 milhões desde o inicio do ano.
Outros pontos apresentados na pesquisa foram as forma de infecção do vírus, que acontece por meio de aplicativos modificados, com códigos maliciosos. Atacando desde todo o sistema até o mais simples dos jogos, calendário  e mensagens de texto.
Isso, se deve ao fato do sistema Android ser menos exigente com relação ao desenvolvimento de softwares, em comparação com o iOS, da Apple. Outro fator é a autonomia que o usuário tem para tomar decisões com relação à segurança do dispositivo, permitindo a criação de aplicações mais poderosas. Além, de sincronizar os aparelhos com PCs e outros serviços externos.
Entre os malwares conhecidos destaca-se o GingerMaster, que penetra no dispositivo vasculhas informações (dados do aparelho, telefones, emails) e envia para um sistema da internet. O GingerMaster, também baixa aplicativos sem a solicitação do usuário e tem grande capacidade de fugir da detecção de software anti-vírus móvel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário